Nesta quarta-feira (22), o Criciúma encara o Atlético-PR, às 19h30min de Brasília, no Estádio Heriberto Hülse, em Criciúma-SC. A partida é válida pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2014 e pode marcar a recuperação tanto dos donos da casa quanto dos rubro-negros. 

O Criciúma, dono da casa nesta partida, vem de um resultado não muito animador. No ultimo domingo, o Tigre enfrentou o Fluminense no Maracanã e perdeu por 4 a 2. Para se reabilitar na competição, o time precisa vencer os atleticanos e torcer por um tropeço do Vitória, adversário direto na briga para se afastar da zona da degola, na rodada - o Bahia, outro concorrente, já tropeçou: ficou apenas no 1 a 1 com o Atlético-MG, na Arena Fonte Nova. 

Por outro lado, o Atlético-PR conseguiu duas vitórias importantes na competição. Primeiro, contra o Figueirense, numa goleada. Depois, no jogo do último domingo (19), o time rubro-negro conseguiu vencer o Flamengo. Ambos os jogos foram realizados na Arena da Baixada. 

Atualmente, os carvoeiros ocupam a vice-lanterna da competição, com apenas 30 pontos ganhos em 30 partidas, já o CAP milita na 10ª posição, com 37 pontos conquistados. Uma vitória pode tirar o Tigre da faixa de rebaixamento, e lhe dar maior tranquilidade na sequência de jogos. Para o Atlético-PR, um triunfo daria maior motivação à equipe, que chegar à nona posição, a depender de outros resultados. 

Criciúma pode entrar em campo com mudanças e espera surpreender o Atlético-PR

Para o Tigre é jogo de vida ou morte, assim pode-se dizer. Após a derrota para o Fluminense, a deficiência técnica ficou nítida, e o time sentiu um pouco a falta de entrosamento. Mas, para Gilmar Dal Pozzo, ainda há chance de alcançar uma posição melhor na tabela e se livrar da queda para a Série B.

A preparação para a partida contra o Furacão se iniciou nesta segunda-feira (20). Os mandantes procuram mudar o time, sem alterar muito o estilo de jogo, para dar trabalho ao adversário no Heriberto Hülse. 

Com uma provável escalação composta por três atacantes, o intuito é pressionar o time atleticano desde o início do primeiro tempo e vencer. Mesmo sem revelar quem serão os prováveis escolhidos, nota-se que há grande chance de que a escalação seja repetida. 

Precisando vencer, o Criciúma deve afunilar as jogadas de meio de campo, explorando bem os laterais Eduardo e Giovanni, e tomar conta do campo de ataque. A aposta não estará em ligações diretas do campo de defesa ao ataque, mas principalmente nas criações no setor de meio campo, e aproveitando bem os contra-ataques, valorizando as jogadas também de velocidade. 

"As mesmas dúvidas que criamos eles criam. Agora, todo detalhe faz diferença. Não divulgo a equipe porque temos encontrado dificuldade para encontrar a formação do Atlético-PR. Passei as últimas noites com esta dificuldade, não sei qual sistema e individualidade, me causa problema quando não muito", alegou Dal Pozzo em entrevista coletiva.

Com certa dificuldade para estudar a equipe do Furacão, Dal Pozzo deverá apostar em mudanças para esta partida. Individualmente, é dificil de se imaginar qual será a escalação escolhida por Claudinei Oliveira, o que dificulta mais ainda o trabalho do treinador aurinegro. 

Será dificil montar uma equipe competitiva, tendo em vista que o zagueiro Joílson e os volantes João Vitor e Rodrigo Souza estão suspensos para esta partida. Com isso, mesmo mantendo um esquema com três atacantes, o intuito é não deixar de atacar. O meia Cleber Santana retorna à equipe e pode ocupar uma das três vagas disponíveis no elenco. Com a entrada deste jogador, o Criciúma ganha força no meio-campo e qualidade de passe, além de jogadas mais elaboradas com velocidade.

Ainda para entrar em campo, o zagueiro Rafael Pereira também ganha a chance de integrar o elenco principal do Tigre, no lugar de Joilson, atuando ao lado de Ronaldo Alves. Contudo, uma última duvida fica no ar: quem preencherá a terceira vaga? A provável escalação poderá contar com Martinez ou, ainda, com Ricardinho. 

Também podendo mudar a formação inicial, o Furacão aguarda dificuldades contra o Tigre

Mesmo após vencer duas importantes partidas na Arena da Baixada, o Atlético-PR não está convencido de que terá vida fácil nesta quarta-feira. A promessa é de um jogo movimentado.

Precisando vencer para se afastar cada vez mais da zona da degola, o Furacão pode alcançar a posição em caso de vitória. O técnico Claudinei Oliveira terá que promover uma mudança obrigatória na equipe rubro-negra, pois o lateral-esquerdo Natanael cumprirá suspensão pelo terceiro cartão amarelo.

Com isso, os nomes mais cotados para ocupar a vaga seão Willian Rocha e Lucas Olaza. Provavelmente, Willian entrará como titular devido a experiências de jogos anteriores, e principalmente por ter sido o principal substituto na posição. 

O ataque pode ser outro setor que passará por mudança. Mesmo utilizando um esquema com três atacantes, a aposta estaria na entrada de Douglas Coutinho pela lateral-esquerda da faixa ofensiva do campo, enquanto Marcelo viria pela direita, deixando Cléo ou Dellatorre mais centralizados. Apesar de terem características parecidas de jogo, Dellatorre é um jogador mais técnico, porém, devido ao desempenho contra o Flamengo, é forte candidato ao banco de reservas.

O meio-campo deverá se manter o mesmo, com Deivid mais centralizado. Bady e Paulo Dias (ou Hernani) seriam os responsáveis por forçar as saídas de bola do adversário, fechando mais os espaços pelas laterais e impedindo a passagem dos atacantes do Tigre. 

Basicamente, o esquema montado será um 4-3-3. Sendo assim, Gustavo e Cleberson devem compor a zaga atleticana. Com a equipe ainda indefinida, o objetivo é mexer o menos possível para manter entrosamento, além de ritmo e qualidade de jogo.

Outros atletas que podem ganhar oportunidade na partida são Marcos Guilherme e Mário Sergio. Ambos são velozes e apostam em jogadas mais ofensivas, podendo ajudar na criação das jogadas de ataque, além de serem bem explorados taticamente.

"Não definimos ainda, vamos esperar um pouquinho mais, até para analisar as informações do Criciúma, pelos desfalques deles. Podemos optar pelo Lucas Olaza ou pelo Willian Rocha na lateral, mas vamos decidir mais perto do jogo. A única dúvida é essa. O resto do time é o mesmo, não tem muito mistério. Estamos vindo de duas vitórias. Se eu tirar um dos três atacantes para reforçar o meio, vão falar que estou inventando. O time está evoluindo, vencemos os jogos com autoridade e não vejo necessidade de mudar. Vamos com a mesma proposta, e apostar no que está dando certo", garantiu Claudinei Oliveira na entrevista coletiva pré-jogo.