Neste domingo (14), Atlético-MG e Grêmio não saíram do empate sem gols, em jogo válido pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro na Arena Independência, em Belo Horizonte. Com o empate, o Grêmio fica na 6ª posição e adia o sonho de entrar no G-4, mas fica apenas um ponto atrás do quarto colocado Corinthians. O Atlético-MG por sua vez, termina a rodada na oitava colocação e uma rodada apenas não é o suficiente para o galo entrar na zona de classificação continental, pois o clube está há cinco pontos do Corinthians.

A grande surpresa do confronto foi a exclusão do atacante atleticano Jô, o atleta vive um jejum de 19 jogos sem marcar e o técnico Levir Culpi decidiu por nem concentrar o atacante. O Grêmio saiu satisfeito com o ponto conquistado fora de casa, pois o Atlético-MG perdeu apenas uma vez em casa na competição, contra o Goiás.

Atlético-MG foi levemente superior ao Grêmio mas não conseguiu marcar

O Grêmio começou surpreendendo o Galo, e logo aos dois minutos de jogo, Giuliano saiu na cara do gol e finalizou para difícil defesa do goleiro Victor. O clima esquentou e Fellipe Bastos discute com Leandro Donizete e o árbitro teve que intervir para não complicar a partida. A resposta do Galo não demorou muito, e aos oito minutos, o jovem atacante Carlos escorou e Luan chutou de dentro da área obrigando o bom goleiro Marcelo Grohe a trabalhar. Os primeiros 15 minutos, o Grêmio jogou bem fechado e a movimentação intensa de Diego Tardelli era o que mais preocupava a defesa gremista.

Marcos Rocha usou uma de suas armas mais eficazes, o lateral, e aos 19 minutos lançou a bola na área e depois de um bate-rebate, Luan finalizou de voleio com perigo.   Aos poucos o Atlético-MG imprimia seu ritmo de jogo, e na primeira metade do primeiro tempo, já possuía 60% de posse de bola e arrematando três vezes à meta Tricolor.

Aos 30 minutos o Atlético teve a sua principal chance abrir o placar, Luan assistiu Carlos que driblou o goleiro e chutou para fora do arco. O primeiro tempo de jogo encaminhava-se para o seu final e o Grêmio estava totalmente imóvel, Barcos muito isolado na frente, Dudu tentando algo pelos lados de campo mas nada muito concreto e o responsável pela criação gremista, Giuliano, estava sumido.

Apenas nos últimos cinco minutos de jogo, o Grêmio conseguiu trocar passes no campo de ataque, mas sem nenhum perigo para a equipe mandante. O primeiro tempo se encerrou com o Atlético-MG possuindo 55,9% da posse de bola, finalizando nove vezes, em toda a primeira etapa, a equipe gaúcha conclui apenas uma vez no gol atleticano.

Segunda etapa morna e o empate se mantém

Os dois times voltaram do intervalo sem alterações. Os primeiros 10 minutos da segunda etapa foi marcado por um jogo de pouca criatividade, com apenas um remate de fora da área do atacante atleticano Carlos, mas Grohe defendeu tranquilamente. Dudu se movimentava e sofria algumas faltas perto da área. Em uma destas situações, aos 12 minutos, Fellipe Bastos cobrou um tiro-livre com muito perigo mas Victor conseguiu a fazer a defesa.

A torcida do Galo começava a ficar impaciente com seu time, qualquer erro da equipe uma forte vaia podia ser escutada na Arena Independência. O lateral Emerson Conceição era o mais perseguido pelos torcedores atleticanos. Aos 19 minutos o juiz anulou um gol do Atlético-MG marcado por Luan de cabeça, segundo o árbitro, Leonardo Silva cometeu falta fora do lance.

Se Dudu movimentava-se muito pelo lado gremista, Luan era quem imprimia velocidade ao Atlético-MG, conseguindo alguns cruzamentos, mas quase todos interceptados pelos zagueiros gremistas ou pelo goleiro Marcelo Grohe.  A partida seguia com as duas equipes muito apáticas, e Levir Culpi com a intenção de intensificar seu poder ofensivo, promove as entradas de Guilherme e André nos lugares de Leandro Donizete e Carlos. Dudu estava cansado e foi substituído por Luan. Mas as mexidas dos dois treinadores não surtiram efeito. A oportunidade mais clara de gol na segunda etapa, partiu de uma cabeçada contra do zagueiro Rhodolfo que acertou a sua própria meta.  O jogo termina em zero a zero sob vaias da torcida do Atlético-MG.