O Campeonato Brasileiro da segunda divisão vem sendo bastante valorizado nos últimos anos com a presença de clubes de massa e alguns emergentes que gostam de surpreender. Na noite deste sábado (19), o Ceará recebe a equipe do Oeste, da cidade paulista de Itápolis, na largada para ir atrás de um objetivo em especial: o acesso à elite nacional. O palco para a estreia das equipes será em Fortaleza, na Arena Castelão, às 21h. O mandante vem de um vice campeonato regional e luta pelo título estadual. Já o visitante junta os cacos após um rebaixamento desastroso na Série A-1 paulista.

Vozão poupará titulares visando o título estadual

No ano do seu centenário, a equipe do Ceará começa a Série B pensando no jogo final do Campeonato Cearense, contra o rival Fortaleza na próxima quarta-feira (23). No primeiro jogo, empate sem gols. Precisando dar uma resposta a sua torcida após o vice-campeonato da Copa do Nordeste, o técnico Sérgio Soares visa o título estadual, e já garantiu que vai entrar com um time misto contra o Oeste de Itápolis.

Um dos pontos fortes da equipe cearense é o meio de campo, por ter atletas rápidos, habilidosos, e que usam como características a versatilidade e o rápido toque de bola.O ataque mistura velocidade, experiência e presença de área. Mas essas peças ficarão de fora da estreia. Os meias Souza, Rogerinho e Ricardinho, além dos atacantes Magno Alves e Assisinho, serão preservados para a decisão no campeonato estadual.

Para ocuparem as vagas, o treinador deve contar com Tadeu no ataque, Michel e Robinho no meio de campo. Durante a semana, o alvinegro de Porangabuçu apresentou novos reforços: o volante Marcus Vinícius, o meia Nikão e o atacante Gil. Dos três novatos, Nikão e Gil devem completar o time titular para o confronto diante da equipe de Itápolis.

Sabendo da importância de largar bem na Série B, o lateral-esquerdo Vicente considera a estreia como fundamental para acreditar no acesso: "O grupo sabe que a Série B é uma competição longa, mas se o começo não for bom pode complicar. É por isso que nós precisamos largar bem já no jogo contra o Oeste, afinal, jogaremos em casa e os três pontos serão fundamentais".

Permanecer na Série B é lucro para o Oeste

O Rubrão de Itápolis já é visto como um sério candidato ao rebaixamento para a Série C. O inicio de temporada não foi nada bom para o clube, que foi rebaixado para a Série A-2 do Campeonato Paulista, somando apenas 11 pontos em 15 partidas. A diretoria fez uma verdadeira vassourada no elenco e dispensou metade do elenco que disputou o Paulistão e saiu em busca de novas peças. Ao todo, doze jogadores foram contratados, com destaques para os atacantes Borebi (Botafogo-SP) e André Luiz (Rio Claro).

Quem retorna a vestir a camisa rubro-negra é o zagueiro César Gaúcho, velho conhecido da torcida que jogou o estadual também no Botafogo de Ribeirão Preto. Com dez rodadas antes da Copa do Mundo, ele traça um objetivo: pontuar em todos o jogos antes da paralisação: "As perspectivas são muito boas, então temos que usar esses 10 jogos antes da Copa para irmos bem e conseguirmos ficar na metade da tabela para cima".

Mas o técnico João Macena precisa dar uma nova cara ao time, que ainda está em desenvolvimento. Após não ter evitado o rebaixamento do clube, o treinador espera que o time aprenda com os erros cometidos no Campeonato Paulista: "A gente usa como lição e exemplo (a campanha ruim no Paulistão) para que não aconteça novamente. Mas é passado e temos que pensar na Série B. Temos que nos preparar bem pois, diferentemente do Campeonato Paulista, é uma competição longa".

E o comandante do Oeste já tem problemas para montar a equipe. O zagueiro Ligger, o volante Everton Dias e o atacante Jheimy, que fez uma boa Série B de 2013, estão no Departamento Médico. César Gaúcho, Nando Carandina e Wagninho, entram em seus lugares. 

A arbitragem será do pernambucano Gilberto Castro Júnior, auxiliado por Antônio Fernando de Sousa Santos, do Maranhão e Cícero Alessandro de Souza, do Mato Grosso do Sul.

WP