Corinthians está a um ponto de conseguir alcançar seu grande objetivo na temporada: uma das quatro primeiras colocações no Campeonato Brasileiro e, assim, uma vaga na próxima edição da Copa Libertadores. A vitória sobre o Grêmio por 1 a 0, neste domingo (23), na Arena Corinthians, foi mais uma sobre um dos principais times do campeonato e deu a Mano Menezes a oportunidade de fazer um desabafo.

O treinador do Corinthians reconhece que o time oscilou na temporada, reconhece que, ao longo do ano, errou, mas afirmou, na entrevista coletiva após o jogo, que não recebeu um tratamento justo por parte da imprensa: "Fizemos uma reformulação, ela foi grande, e o que aconteceu conosco na temporada é normal. Temos de discutir o futebol com profundidade. Merecemos críticas, mas não na proporção do que eu estava lendo e ouvindo. Não é possível que uma equipe com 66 pontos não mereça um par de elogios. Merece críticas, mas elas têm de ser bem menores do que os elogios", acredita.

Mano usou a pontuação do time para valorizar a campanha e também para destacar o grau de dificuldade do Campeonato Brasileiro: "Estamos com a melhor campanha do segundo turno. Ainda podemos chegar numa pontuação maior do que aquela que o Corinthians teve quando foi campeão brasileiro em 2011 e mesmo assim não passar de terceiro. Isso mostra o quanto o campeonato tem alto nível", apontou.

O comandante alvinegro apontou o bom desempenho nos confrontos diretos como arma fundamental para a boa campanha: "É contra os grandes que você faz as maiores decisões. Se na hora que enfrenta os grandes você consegue dar uma resposta com um trabalho tão positivo como a gente fez, o torcedor enxerga isso. Ele sabe o valor das vitórias nos grandes jogos. E fizemos uma transformação bastante grande do primeiro semestre para o segundo", avaliou.

Mano Menezes ainda rebateu as insinuações de Luiz Felipe Scolari, técnico do Grêmio, que afirmou "não ser interessante para eles", sem ser muito específico, que dois mineiros e dois gaúchos se classifiquem para a Libertadores. O treinador alvinegro usou da ironia para criticar o ex-treinador da Seleção Brasileira: "Não gostaria de entrar nessa seara. Vocês, perfeitamente, podem formular opinião sobre o que foi dito. Não sou analista de opinião, sou técnico. Se existe algum favorecimento, não nos avisaram. Treinei pra caramba para conseguir esta vaga na Libertadores. Eu já poderia estar com as barbas de molho", ponderou.

E prosseguiu: "Não quero entrar no mérito disso porque não tenho dados para absolutamente nada. Os atores estão fazendo bem. Veja, ontem o Internacional fez o gol faltando dois segundos. Sinal de que está tudo bem ensaiado", ironizou. Mano também aproveitou para comparar esse time do Corinthians com o do ano passado, que, sob o comando de Tite, terminou em décimo lugar. Para isso, usou a figura do atacante Paolo Guerrero, que marcou o gol da vitória.

"Realmente, falar dele é redundância, porque ele tem mostrado na prática o poder de decisão. Voltou a fazer gols importantíssimos, como já fez lá atrás. Mas vou repetir o que já disse. No ano passado, na reta final do brasileiro, Corinthians também ficou sem Paolo Guerrero. E eu ouvi muita gente dizer que não ter Paolo foi o grande problema para o Corinthians não conseguir a vaga na Libertadores. E os jogadores que ficaram quando ele não estava eram Romarinho, Sheik, Pato. E neste ano, nesta reta final, o Paolo desfalcou a equipe em cinco ou seis jogos, porque teve suspensão", relembrou.