Décimo terceiro colocado da Série A em 2013, o Coritiba levou a emoção da competição na ponta da chuteira até as rodadas finais. Apenas na 38ª rodada, contra o São Paulo, a torcida coxa branca pode respirar aliviada pela sua permanência na elite do futebol, após o gol salvador de Luccas Claro.

Com um elenco modificado e a base titular da equipe sofrendo diversas mudanças, o Coxa entra no Campeonato Brasileiro de treinador novo e buscando se recuperar do vexame protagonizado no Estadual. Neste guia, a VAVEL Brasil comenta em detalhes sobre como o Coritiba está se preparando para o Brasileirão.

Memória

Trinta e quatro gols, cinco sofridos e onze vitórias seguidas em casa. As últimas campanhas do Coritiba pela Copa do Brasil são admiráveis, mas o torcedor recorda com uma certa indignação. Apesar de ter chegado a duas finais em dois anos consecutivos, o clube de Couto Pereira não conseguiu levantar a taça, sendo vice para o Vasco da Gama em 2011 e Palmeiras, em 2012.

Em jogos com fortes emoções, primeiramente contra a equipe carioca, a segunda partida pela final talvez tenha sido a mais memorável. Mesmo com a vitória por 3 a 2 em casa, faltou um gol que interromperia o jejum de 26 anos sem conquistas nacionais de primeira divisão. 

No outro ano, a equipe palmeirense foi à segunda etapa sabendo da vantagem de empate, por ter vencido por 2 a 0 no confronto anterior. Resultado: alviverde paulista é campeão e frusta o adversário.

Já pelo Campeonato Brasileiro, as memórias positivas do Coxa estão no ano de 1985, quando o time venceu o Bangu no Maracanã e sagrava-se campeão de forma inédita. 

O nome de 2013: Alex

Principal reforço para a temporada, o meia retornou ao Coxa após 16 anos longe. Sua nova passagem foi marcada por números admiráveis: exatamente 28 gols e 9 assistência em 50 jogos. Aos 36 anos, o capitão Alexsandro de Souza, mais conhecido como Alex, conquistou o Campeonato Paranaense e também destacou-se no Campeonato Brasileiro.

Com 19 anos de carreira recém-completados, o jogador mira aposentadoria e promete atuar até dezembro, cumprindo seu contrato final.

O início de temporada

Apesar da grande expectativa para ser campeão pela 38ª vez do Estadual, os torcedores viram seu desejo interrompido na partida contra o Maringá. No Estádio Couto Pereira, o adversário conseguiu eliminar o time da casa após empate por 1 a 1, com gols do artilheiro Cristiano e Luccas Claro.

Com a chegada do treinador Celso Roth após a exclusão da competição, o alviverde também contou com a chegada do lateral direito Reginaldo, lateral esquerdo Dener e o zagueiro Welinton, que veio do Flamengo. - reforços já oficializados.

Quem comanda: Celso Roth 

Substituindo o  treinador Dado Cavalcanti, que foi demitido posteriormente à eliminação da coxa-branca, o experiente Celso Roth chegou ao Coritiba em abril de 2014, após dois anos sem clube. O técnico de 56 anos obteve grandes conquistas em sua carreira, tais como a Copa Libertadores de 2010, pelo Internacional, a Copa do Nordeste de 2000, pelo Sport e os títulos do Campeonato Gaúcho de 1997, pelo Inter, e 1999, pelo Grêmio.

Quem decide: Alex 

Novamente citado, o experiente Alex também foi importante na tentativa de conquistar o Campeonato Paranaense, embora sem êxito. Pretendido pelo Palmeiras, a diretoria do Coritiba possui um grande carinho pelo jogador e até o considera como ídolo. 

O desafio

Após levar sufoco no Campeonato Brasileiro, terminando em décimo terceiro colocado e com chances anteriores a ser rebaixado, o torcedor do coxa branca vê a competição de 2014 com um recomeço. Além disso, o time também está na disputa pela Copa do Brasil e já avançou para a segunda fase por ter derrotado o Cene.

Sem tantos nomes fortes, o próprio técnico afirma a dificuldade que enfrentará para equilibrar o alviverde. Para o torcedor, a aposentadoria do Alex talvez seja parte mais difícil de aceitar e sem esperança alguma.

Avaliação VAVEL

Tendo uma referência em campo como o Alex, Coritiba deve aproveitar todo o seu futebol até o fim do ano. Para o presidente, o novo elenco precisou ser exutado por possuir um número muito alto na folha salarial e dispensou mais de 13 jogadores, dando preferência atualmente aos mais jovens. O time deve evitar a campanha realizada em 2013 pelo Campeonato Brasileiro e, quem sabe, pensar novamente na Copa do Brasil.