Flamengo e Botafogo se enfrentam neste domingo (27), pela 12ª rodada do Brasileirão 2014 em busca de novos horizontes: um querendo deixar a lanterna da competição e o outro em busca de uma boa sequência de vitórias. O jogo marcará a reestreia do técnico Vanderlei Luxemburgo, que chegará para substituir Ney Franco, que teve curta passagem pelo clube e mesmo assim não conseguiu nenhuma vitória. Além disso, será o primeiro clássico do Maracanã após a Copa do Mundo.

O Rubro-Negro precisa da vitória para escapar de vez da lanterna da competição. Com o pior início de campeonato na história dos pontos corridos, o clube da Gávea conseguiu apenas sete pontos em doze partidas e com apenas uma vitória, ainda com Jayme de Almeida. Com o fim da Copa do Mundo e o retorno da competição, foram disputadas duas partidas, e o time sofreu duas derrotas: uma para o Atlético-PR, por 2 a 1, dentro de casa, e no último domingo (20), foi goleado por 4 a 0 pelo Internacional, no Beira Rio.

Pelo lado do Alvinegro, a situação não é tão ruim. Com cinco pontos a mais que o rival, o time ocupa a 13ª posição na competição, e vem de vitória em cima do Coritiba, na última rodada, por 1 a 0. Porém, o time conta com a vitória para se distanciar de vez da zona do rebaixamento e começar a pensar na parte de cima da tabela, já que com a vitória e uma combinação de resultados, o Glorioso pode ficar a quatro pontos do G-4.

Vanderlei faz mistério e não revela o time que vai enfrentar o Botafogo

O treinador chegou ao Flamengo com muito trabalho. Inclusive, antecipou a concentração do time para a partida de domingo, levando até mesmo o lateral Léo e o zagueiro Samir, que estão lesionados, junto com Elano, que estaria de saída do clube. Entretanto, Felipe e Elano não jogarão a partida. O técnico terá problemas para montar a zaga do time, tendo em vista que Chicão está suspenso por ter sido expulso contra o Inter, e Samir, como já citado, está no departamento médico. O provável substituto será o jovem Marcelo.

Outro problema está na lateral-esquerda, pois André Santos não faz mais parte dos planos da equipe tendo seu contrato rescindido, e para sua vaga, o treinador tem João Paulo, que é lateral-esquerdo de ofício e o próprio Éverton, que ficou fora do último jogo e está de volta para o clássico. O jogador é meia, mas já fez essa função algumas vezes, inclusive pelo próprio Flamengo na sua primeira passagem em 2009.

Mesmo não dando pistas sobre o time que colocará em campo, Luxa terá uma novidade certa na escalação para o clássico: a estreia de Hector Canteros. O volante argentino já tem seu nome registrado no BID da CBF e pode enfrentar o rival. A mesma situação vive o atacante Eduardo da Silva, mas ainda não está na sua plena forma física e pode ter sua estreia adiada. Paulinho e Hernane também estão de volta e à disposição do treinador.

O último treino antes da partida, na Gávea, foi marcado pela presença de cerca de mil torcedores que acompanharam soltando sinalizadores, gritando o nome do técnico e também dos jogadores, o que dá uma esfriada no caldeirão que vive o time Rubro-Negro.

Botafogo tem retornos importantes para o clássico

Na última rodada, o Alvinegro superou o Coritiba, mas a formação utilizada neste último jogo não se repetirá. O meia Carlos Alberto será um dos que voltarão ao time. O jogador sofria com dores musculares e ficou de fora da última partida, mas, recuperado, entrará em campo contra o time da Gávea neste domingo.

Além dele, o técnico Vagner Mancini poderá contar com a volta do volante Airton e do lateral-direito Edilson, que volta após cumprir suspensão. O mesmo acontecerá com Emerson Sheik, caso tenha condição de jogo, já que o atacante botafoguense sentiu dores na coxa direita e deixou o treino mais cedo que os demais jogadores. Ele será reavaliado antes da partida, para saber se terá condições de disputar o clássico.

Assim como o técnico do Flamengo, Mancini também fez mistério com a escalação de sua equipe. Sob uma forte chuva, o treinador comandou um treino tático fechado à imprensa durante a primeira hora de atividade e, quando as portas foram abertas, teve-se uma ideia do time que pode entrar em campo contra o Flamengo, que pode contar com estreia de Rogério, que depende apenas da sua regularização no BID da CBF.

Com um clima ótimo entre os jogadores, o último treino recreativo antes da partida foi marcado pela ausência de Emerson, mas um animado rachão tomou conta do gramado, com muita rivalidade entre os times.