O Flamengo finalmente conseguiu deixar a zona de rebaixamento para trás. Na tarde deste domingo (17), o rubro-negro carioca venceu o Coritiba por 1 a 0 no Couto Pereira, em jogo válido pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. O resultado colocou o Urubu na 13ª colocação, somando agora 16 pontos. Já o Coxa continua na última posição e sem vencer em seu estádio no Brasileirão.

Com péssimo rendimento no Couto Pereira, o Coritiba teve mais uma vez a oportunidade de vencer em casa neste campeonato. O time vinha de três jogos sem perder, mas os dois empates consecutivos não ajudaram a tirar a equipe da última colocação. O meia e capitão Alex, machucado, além de Welinton, que tem vínculo com o Flamengo, foram os desfalques de Celso Roth para a partida. Norberto e Leandro Almeida foram os escolhidos pelo treinador para começar a partida.

Buscando sair das últimas posições, o Flamengo veio à Curitiba embalado após vencer o Sport no Maracanã, mas ainda tentando vencer pela primeira vez fora de casa no campeonato. Vanderlei Luxemburgo perdeu três jogadores durante a semana e precisou mexer em seu meio-campo. Cáceres, suspenso, Paulinho, machucado, e Luiz Antônio, que resolve problemas judiciais, foram os desfalques.Com isso, Recife, Márcio Araújo e Eduardo da Silva ganharam oportunidades no time titular.

Na próxima rodada, já no meio de semana, o Coritiba terá pela frente o Vitória, mais uma vez no Couto Pereira, na quarta-feira (20), às 21h. Já o Flamengo receberá o Atlético-MG no mesmo dia, mas no Maracanã, às 22h.

Jogo é bem aberto e Flamengo sai na frente

A partida começou com as equipes muito nervosas e errando bastante passes no meio-campo. Aos poucos, o Flamengo foi se organizando e passou a levar perigo à defesa do Coritiba. Aos 12 minutos, o time carioca criou a primeira boa oportunidade da partida. Canteros recebeu no lado direito e cruzou pra área, achando Éverton livre, mas o camisa 22 acabou cabeceando por cima do gol.

Mesmo tendo menos posse de bola, o Flamengo conseguia incomodar mais no ataque e aos 16 minutos chegou ao gol que abriu o placar. Éverton aproveitou erro de Baraka, arrancou e bateu forte na saída de Vanderlei para fazer 1 a 0. Esta foi a primeira vez que o rubro-negro marca um gol fora de casa neste Campeonato Brasileiro. O Coritiba respondeu pouco depois, em cabeçada perigosa de Germano após cobrança de escanteio, mas a bola foi na rede pelo lado de fora.

Melhor no jogo, o time carioca perdeu chance incrível de ampliar a vantagem aos 28 minutos. Éverton fez boa jogada pela esquerda e cruzou na medida para Alecsandro, mas o centroavante finalizou muito mal e mandou para fora. A partida ficou mais movimentada e o Coritiba passou a pressionar em busca do empate. Aos 29, Norberto pegou sobra de bola e emendou um chute perigoso, mas Paulo Victor fez grande defesa e evitou o gol.

Recuado e sem conseguir mais contra-atacar, o Flamengo passou a ser acuado pelo time paranaense, que por sua vez seguiu desperdiçando chances. Aos 39 minutos, Robinho rolou para o meio da área e Leandro Almeida, livre, finalizou à direita do gol, com muito perigo. O Coxa chegou a ter 61% de posse de bola, mas o rubro-negro carioca conseguiu levar a vantagem para o intervalo.

Coritiba pressiona, tem jogador expulso e Fla confirma a vitória

Na volta dos vestiários, Celso Roth fez duas alterações ofensivas no Coritiba, colocando Helder e Keirrison em campo para ajudarem Zé Eduardo no ataque. No Fla, Luxa trocou Eduardo da Silva por Mugni, pois o atacante não aguentaria fisicamente jogar o segundo tempo. Ainda mais ofensivo, o Coxa continuou pressionando em busca da igualdade no placar, mas seguiu esbarrando no bom posicionamento da defesa adversária.

O segundo tempo perdeu muito em intensidade e as equipes não repetiram o bom ritmo apresentado na etapa inicial. Sem conseguir entrar na área rubro-negra, o Coxa passou a buscar finalizações de longa distância, mas a pontaria dos atacantes não estava boa. Aos 31 minutos, por exemplo, Zé Rafael fez boa jogada pela esquerda, carregou pro meio, mas chutou para muito longe do gol.

Aos 36 minutos, o Coritiba ainda perdeu o meia Robinho, que foi expulso após receber o segundo cartão amarelo por falta em Márcio Araújo. Nos minutos finais o Flamengo seguiu se segurando na defesa, vendo um atrapalhado e vaiado Coritiba tentar o empate de forma meio atabalhoada. Desta forma, Ricardo Marques apitou o fim do jogo e o rubro-negro carioca confirmou a primeira vitória como visitante no campeonato.