Na noite desta terça-feira (21), Ponte Preta e Avaí ficaram frente a frente em confronto direto na luta pelo acesso à Série A do Campeonato Brasileiro. Quem levou a melhor no confronto válido pela 31ª rodada da Série B foi a Macaca de Campinas, que fez valer o mando de campo e venceu o Leão de Floripa com autoridade: 3 a 1. Os gols foram anotados pelo atacante Jonathan Cafu, pelo meia Renato Cajá e pelo defensor Bryan. O zagueiro Pablo descontou para os visitantes.

Com o resultado, o clube paulista chegou à casa dos 60 pontos e está cada vez mais próximo da promoção à elite do futebol nacional. Já a equipe catarinense estacionou nos 52 pontos; apesar da derrota (a segunda seguida), não saiu da quarta colocação, graças ao revés do Ceará, quinto colocado, para o Icasa, dono do décimo oitavo posto, por 2 a 1.

Na próximo sábado (25), os pontepretanos têm mais uma missão difícil: enfrentam o Vasco, terceiro colocado com 54 pontos, em São Januário, às 16h20m de Brasília. Um dia antes, os avaianos fazem clássico com o Joinville, vice-líder com 57 pontos, na Ressacada, às 19h30m de Brasília.

Macaca sai na frente, mas cede o empate

Inicialmente, a Ponte teve dificuldades para impor sua filosofia de jogo diante de um adversário que se preservava em seu campo de defesa. Mas não demorou muito para os donos da casa colocarem a bola no chão e levarem perigo à meta oponente. Comandados pelo meia Renato Cajá, que estava em noite inspirada, e bastante incentivados pela torcida local, os anfitriões abriram o placar logo aos 15 minutos, momento em que Cajá deu assistência perfeita para Jonathan Cafu balançar as redes.

Mesmo em desvantagem no marcador, o Avaí procurou não se expor muito e preferiu continuar apostando nos contra-ataques e nas bolas paradas. Todavia, a criatividade por parte dos comandados de Geninho era mínima, e a Ponte Preta continuava sendo a senhora do jogo.

Mas, como diz a velha máxima do futebol: "Quem não faz, leva". Já no tempo extra da primeira etapa, o meia Marquinhos cobrou falta e viu o zagueiro Pablo subir mais que a marcação e, de cabeça, instituir a igualdade no placar. O resultado, àquela altura, era deveras satisfatório para os visitantes.

Ponte se sobressai e leva os três pontos

Enganou-se quem achava que o time da casa voltaria para o segundo tempo abatido por ter cedido o empate na reta final do primeiro tempo. A atuação da equipe treinada por Guto Ferreira foi avassaladora nos primeiros cinco minutos da etapa complementar.

Quando o relógio marcava três minutos, Cafu retribuiu a gentileza para Cajá: agora, era o atacante quem desempenhava o papel de "garçom", e o meia, o de "matador". O camisa 7 cruzou próximo à linha de fundo, o goleiro Vagner saiu mal do gol e o camisa 10 testou para as redes. No minuto seguinte, foi a vez de Bryan deixar a sua marca no Moisés Lucarelli. O zagueiro arriscou de fora da área e assinalou um belo gol, dando números finais ao embate e confirmando a Associação Atlética Ponte Preta como a dona dos três pontos em disputa nesta noite.

Com o 3 a 1 no placar, os mandantes não se preocuparam mais em atacar a todo instante e preferiram administrar o resultado favorável. O Leão da Ilha, por sua vez, não esboçou reação alguma e, portanto, não conseguiu oferecer risco algum à Macaca.

A festa no lado alvinegro de Campinas já sinaliza uma contagem regressiva para o acesso à primeira divisão - a vantagem sobre o Ceará, quinto colocado, agora é de 10 pontos, a sete rodadas do fim da competição. No lado azul-e-branco de Floripa, o sinal de alerta segue ligado: os recentes tropeços colocam em risco uma ascensão de divisão que já parecia certa - apenas dois pontos separam o Vozão dos catarinenses.