Quando o relógio bateu 15h desta sexta-feira (5), foi dada a largada para a Eredivisie 2016/17. Como jogo de abertura, o NEC recebeu o PEC Zwolle, no Stadion de Gofferte, Nijmegen, na Holanda. Durante maior parte do jogo, os visitantes fizeram um jogo melhor, às vezes se sentindo em casa. O resultado final, porém, foi um empate por 1 a 1, sendo os marcadores do tento Queensy Menig e Ofusu para o sdonos da casa. 

O empate no final deu a liderança do campeonato para as duas equipes, visto que todas as outras ainda vão jogar na rodada pelo final de semana. Na próxima rodada, o NEC visita o Go Ahead Eagles, no próximo domingo (14), enquanto que, um dia antes, o Zwolle recebe o Sparta Roterdã. 

Apesar da partida ser jogada no estádio do NEC, o equilíbrio em chances criadas no começo do primeiro tempo foi bem mais visível do que uma dominação dos donos da casa. O Zwolle acabou chegando até mais vezes e com mais perigo no início. A primeira chance de perigo do embate aconteceu aos 29 minutos, quando o Zwolle apareceu em contra-ataque rápido e, mesmo ficando no três contra um, não conseguiu aproveitar e abrir o placar. 

O primeiro gol do jogo, como estava ganhando forma, foi dos visitantes. Queensy Menig recebeu depois de boa troca de passes rápidos na intermediária, limpou a marcação e bateu no canto do goleiro, abrindo o placar fora de casa. O NEC, por sua vez, não conseguiu responder à altura na primeira etapa, não conseguindo criar chances que pudesse levar ao empate do time ainda na fase inicial. A melhor chance aconteceu aos 38 minutos, quando, em jogada pela esquerda, o cruzamento não saiu certo e fraco, o que facilitou a defesa do adversário. 

Iniciado o segundo tempo, o Zwolle continuou em cima, e logo com segundos de jogo teve chance de ampliar a vantagem, com bola tocada para o meio da área, mas o atleta do time de azul não conseguiu mandar pro fundo das redes. Apoiado pela sua torcida que queria ver o empate, o NEC começou a sair mais para o jogo, mas ainda sem a chance total de chegar a um gol.

Conforme o tempo foi passando, o NEC foi impondo cada vez mais uma pressão sobre os visitantes. Querendo o empate, a equipe tentou de tudo: jogada bem trabalhada, tabela, chute de fora... mas foi no passe longo que ele chegou. Ofusu recebeu, avançou e arrematou apenas tirando de Van der Hart, empatando tudo aos 22 da segunda etapa no Stadion de Goffert. A resposta do Zwolle apareceu dois minutos depois, em cobrança de falta bem batida por cima da barreira, mas o goleiro fez a defesa. 

Mais para o final, os donos da casa continuaram tentando mais, mas não conseguiram chegar ao gol da virada. Mesmo vale pros visitantes.