A Bulgária recebeu a Holanda no Estádio Nacional Vasil Levski, em Sófia, na noite deste sábado (25), em partida válida pela 5ª rodada do Grupo A, pelas eliminatórias europeias para a Copa do Mundo de 2018, na Rússia. A seleção anfitriã venceu a partida por 2 a 0, com gols de Delev, ambos no primeiro tempo.

Com a vitória, a seleção búlgara pulou do 5º para o 3º lugar do grupo, com 9 pontos conquistados. A equipe comandada pelo técnico Petar Hubchev volta a campo pelas eliminatórias somente no dia 9 de junho, enfrentando a Bielorrússia, fora de casa, na Borisov Arena.

O resultado negativo e as apostas erradas deixam a situação de Danny Blind como treinador da Holanda cada vez mais delicada com a crescente pressão para que ele seja demitido. A Oranje caiu para a 4ª colocação no grupo com apenas 7 pontos somados e entra em campo novamente pelas eliminatórias também no próximo dia 9 de junho, recebendo a a seleção de Luxemburg, no Estádio De Kuip, em Rotterdam.

Danny Blind escala mal e Bulgária aproveita erros do treinador holandês

A partida começou devagar, com as equipes se estudando nos primeiros minutos. Apesar disso, a Oranje aparentava ter uma postura mais ofensiva e dando muito espaço para os contra-ataques da Bulgária, que jogava recuada e saía em velocidade. Num destes contra-golpes búlgaros, aos 5 minutos, a seleção anfitriã abriu o placar, após o balão para a área, o jovem zagueiro de 17 anos, De Ligt falhou e o atacante Delev aproveitou para driblar o goleiro Zoet e mandar para as redes.

Com a vantagem no placar, a Bulgária tinha o jogo favorável e podia jogar recuada, buscando o contra-ataque com maior facilidade. A Holanda em desvantagem, se via obrigada a buscar o empate para não se complicar no grupo, no entanto, o time de Danny Blind, mesmo chegando a ter uma posse de bola de 71% não conseguia passar pelo bloqueio búlgaro e seguia dando espaços na parte defensiva para os ameaçadores avanços do time da casa.

Aproveitando esses espaços, a Bulgária era mais perigosa e não demorou muito mais para que chegassem ao segundo gol. Aos 20 minutos, novamente Delev recebeu de costas pro gol na entrada da área, fez o giro em cima do zagueiro De Ligt, ajeitou  o corpo e bateu em meia altura, forte no canto, sem chances para Zoet.

Mal ofensivamente, a equipe holandesa tinha muita lentidão nos passes e na armação das jogadas, o que permitia aos búlgaros recomporem todo o sistema defensivo, roubarem a bola e explorarem uma atabalhoada e ainda pior Holanda na parte defensiva, que estava perdida e não mal conseguia acertar a marcação sobre os atacantes.

Blind erra novamente e facilita a vitória da Bulgária

Na etapa final, Danny Blind fez alterações na equipe holandesa, tirando o jovem De Ligt, que falhou nos dois gols da Bulgaria, pondo Hoedt na vaga e substituindo Wijnaldum, que estava apagado no jogo para a entrada de Sneijder, buscando maior articulação no meio-campo. As alterações surtiram algum efeito, com a equipe laranja ganhando mais consistência defensiva, ficando menos exposta aos contra-ataques búlgaros e conseguindo a armar com maior qualidade e velocidade os lances ofensivos, chegando até a assustar no chute de Promes da entrada da área que Mihaylov espalmou pra escanteio.

Mais arrumada em campo, a Holanda chegava com mais facilidade e quase abriu o placar, após Dost escorar para trás o cruzamento de e Klaassen finalizar forte dentro da área para Mihaylov fazer grande defesa, salvando a Bulgária. Apesar do perigo sofrido, a Bulgária mantinha a postura defensiva e com o resultado em mãos, tentava manter a posse de bola quando a tinha e saía nos contra-ataques apenas em ocasiões claras.

Quando a equipe holandesa parecia ter se acertado em campo, Danny Blind novamente mexeu no time, tirando Promes para a entrada de Luuk de Jong. A mudança causou uma confusão tática no próprio time, que deixou de assustar o adversário, com jogadores como Sneijder improvisados em outras funções, parando de vez a equipe. E com outra trapalhada do treinador holandês, a Bulgária rapidamente voltou a controlar o jogo e a não sofrer mais perigo.

Tendo o resultado positivo em mãos, a equipe búlgara só fazia o tempo passar. Mesmo sem ter a maior posse de bola, a equipe comandada pelo treinador Petar Hubchev, fechava os espaços dificultando e atrasando a criação de jogadas holandesas e quando tinha a posse de bola, apenas trocava passes. Indo assim até o apito final do árbitro escocês William Collum, determinando a vitória búlgara pelo placar de 2 a 0.